Entretanto, a maior utilidade que essa alavanquinha tem é sinalizar para onde o indivíduo que está dirigindo a barca quer virar. Prestem atenção: para baixo, significa que você vai virar à esquerda. Para cima, à direta. Incrivelmente simples, não?
Pois então, para grande parte dos motoristas curitibanos a tarefa não se mostra tão simples. Como já disse alguém, brasileiro não aprende a dirigir. Brasileiro aprende a tirar carteira de motorista. Faz aquele arrozinho-com-feijão magro na Auto Escola e de posse de seu possante sai às ruas comentendo as maiores barbaridades imagináveis.
É incrível o número de motoristas que simplesmente ignoram esse acessório em seu veículo. Podem reparar: de cada 845 motoristas que estão dirigindo pela via rápida, um dá sinal quando tem que mudar de faixa. A maioria dos energúmenos atrás do volante mudam de pista sem sinalizar.
O que me leva à seguinte conclusão: as pessoas não estão mais conseguindo realizar mais de duas tarefas diferentes ao volante. Acelerar, engrenar, trocar de marcha, frear, reduzir a marcha não são atividades compativeis com o acionamento da seta de direção.
Afinal de contas o braço esquerdo tem que estar livre para tomar um solzinho na moldura da janela...
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