domingo, 14 de abril de 2013

Trabalho de mestre

Imagina se Alonso não tivesse abandonado o GP da Malásia na segunda volta. Estaria longe na ponta da classificação; bem longe
O espanhol mostrou hoje na China porque é o melhor piloto, sim, da Fórmula 1 atual. Não me venham com essa conversinha de boteco de que o melhor é Vettel, vez que é o mais jovem tricampeão, bateu Alonso duas vezes e mais um monte de baboseiras que os desinformados vomitam. Vettel ainda não provou que pode vencer corridas com um carro mediano. Quando a Red Bull dá uma caidinha de produção que seja, o alemão cai junto.
É essa a diferença de Alonso para Vettel. Desde que estreou pela Ferrari, em 2010, o espanhol nunca teve um carro fodón que nem ele. Sempre foram carros medianos. E é aí que entra a diferença de pilotagem entre ambos. Tanto em 2010 quanto em 2012 Alonso brigou pelo título até o última prova. Se fizermos um retrospecto desses anos é fácil perceber que os carros da McLaren e Red Bull eram anos-luz melhores que a Ferrari. A diferença é que nessas equipes os pilotos podem ser bons, mas não tem a leitura da corrida e o braço que Fernando tem. 
É por isso que eu digo que se Alonso não tivesse tido a infelicidade de sair da prova na Malásia, estaria ponteando o campeonato. 
A Ferrari fez um carro mais bem nascido que o do ano passado. Isso tem ajudado Alonso e Massa a incomodarem muito mais seus adversários. Não há dúvidas de que esse ano o espanhol é o favorito ao título. 
Em 2012 a Ferrari entregou um carro bem meia-boca para seus pilotos. Alonso começou o campeonato tirando leite de pedra. Venceu na Malásia, é certo. Mas muito mais por conta das circunstâncias (chuva, molha, seca, uma zona danada) do que pela performance da F150.
Esse ano a coisa é diferente. A Ferrari já monstrou que tem um carro com potencial para deixar Red Bull, Mercedes e McLaren bem incomodadas. É só ver o retrospecto dessa, até aqui, breve temporada.
Na Austrália Alonso foi segundo e Massa, quarto. Na Malásia, Alonso abandonou (mais por culpa sua do que de Vettel, sejamos justos) e Massa chegou em quinto. Hoje, na China, o espanhol meteu uma trolha em todo mundo (10s à frente de Raikkonen, o segundo) e Felipe terminou em sexto (enfrentou problemas nos pneus. Tomara que essa escadinha não continue. Que ao invés de descer degraus, ele os comece a subir).
É por isso que, com base nos dados acima, não tenho a menor dúvida de que Alonso sairá do Bahrein, na semana que vem, na liderança do campeonato.
Isso se tivermos uma corrida normal.
Enquanto isso...
...Hamilton vem mostrando que Schumacher não deveria mesmo ter voltado de sua aposentadoria;
...Grosjean tem se comportado nas largadas, mas tem feito corridas apagadas. Gostava mais dele ano passado;
...E o Ricciardo, hein? Tirou até um uau! do Button. Excelente sétimo posto para ele;
...Sérgio Perez virou abóbora;
...A Williams precisa desesperadamente de alguém que possa fazer seus carros voltarem aos tempos de glória. Só não sei quem, se piloto, engenheiro, projestista, estrategista, tia do cafezinho;
...Raikkonen vem se mostrando o principal rival de Alonso;
...Tá bom. Vettel também pode incomodar.



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