segunda-feira, 1 de julho de 2013

Still Alive!

Confesso que não sei nem por onde começar esse texto. Seja pelos estouros dos pneus, seja pela recuperação de Alonso e Webber no final, seja pelo câmbio quebrado de Vettel, seja pela largada espetacular de Massa, o fato é que o GP da Inglaterra, ontem, foi, salvo melhor  juízo (não gosto dessa expressão - coloca em xeque o que eu próprio quero dizer - mas como não achei nada melhor...) a melhor corrida da temporada.
E, além de tudo isso que eu disse aí em cima, o GP de Silverstone serviu para também para sacramentar a recuperação da Mercedes. Senão, vejamos. 
Quem assistiu à transmissão com um pouco de atenção e não se deixando levar pelas bobagens que o narrador global verborrava, notou que desta vez Vettel não conseguiu entrochar uma charola no rabo de ninguém. O máximo de diferença que conseguiu abrir de Rosberg, então segundo colocado, foi de 3s. O filho de Keke sempre estava ali, cercando o lourenço e não deixando Vettel fugir. Não fosse o azar do alemãozinho da Red Bull (para nooooooossa alegria), que abandonou a poucas voltas do fim com o câmbio na mão (entenderam??? Sou muito pândego!), creio que Nico teria brigado pela primeira posição diretamente. Mas isso não foi preciso.
É mais um exercício de elucubração que faço. O azar de Vettel fez a vitória cair no colo de Rosberg. E, a reboque, fez a diferença entre o pupilo da Red Bull e Fernando Alonso cair um pouquinho. Antes da corrida era de 36 pontos, com previsão para subir para mais de 50... No final, contudo, acabou baixando para 21. Negociata da China!
Ainda mais se levarmos em conta que esse carro da Ferrari está levando trolha atrás de trolha na classificação. Pô, Domenicalli, 10º e 12º (que viraram 9º e 11º, por conta da punição a Di Resta), não é coisa que se faça! Alonso até reclamou em sua conta no twitter, dizendo que não era isso que os caras esperavam. O próprio Domenicalli ontem, ao final da etapa, disse que o desenvolvimento do F138 está caminhando para trás. Pois então que trate de seguir adiante, ora bolas! A Ferrari não pode se dar ao luxo de contar unicamente com o talento de Alonso para buscar o título. Tem que desenvolver o carro a ponto de Felipe poder lutar por posições lá na frente. Que, a meu ver, era o que o brasileiro conseguiria ontem, não fosse o pneu estourado.
Massa fez uma largada para lá de gigante. De 11º para 5º em meia volta! E mesmo tendo caído para último (duas vezes, já que com o safety car tratou de entrar nos boxes novamente), foi remando, remando, até que conseguiu salvar um sexto lugar. E digo mais: se a corrida tivesse mais duas voltas pegaria a quinta colocação de Raikkonen, que estava se arrastando no final. Felipe estava a 3s3 do finlandês quando a bandeira quadriculada foi agitada.
Palmas também para a corrida de Webber. Depois de ter caído de 4º para 15º após um enrosco na largada, o canguru fez uma bela recuperação para conseguir salvar o segundo posto do dia. Brigaria com Rosberg pela liderança? Creio que não. A Mercedes melhorou muito depois do tal teste secreto em Barcelona. 
O que nos leva a colocar, então, Alonso como o segundo postulante ao título. Se em classificação a Ferrari leva uma charola desse tamanho de todo mundo, pelo menos na corrida o carro é bem mais-ou-meninhos, como diz meu pai. Além do mais, Vettel terá agora mais um time para se preocupar. Depois de anos remando, a Mercedes chegou. E não está de brincadeira, não.

Meanwhile...

...600 GPs da Williams, com um pastor e um sapateiro (entenderam?) no volante. Alguém lembrou de comemorar essa marca?
...a Pirelli já estuda chamar a Michelin para ensinar como se faz pneu;
...200 mil pessoas em Silverstone... E aqui quando os caras colocam 60 mil já é motivo para dizer que foi o evento de maior sucesso do ano. No mundo!
...a Caterham precisa urgentemente aposentar ou o Van der Garde ou o Chilton e promover Kovalainen a titular;
...Barrichello de comentarista de F-1 está como Ronaldo de comentarista de futebol. Uma merda.


2 comentários:

  1. Será os locutores globais vão vociferar que o Felipe Passa, vulgo "lagartixa", pois vive mais em muro que na pista, fez a "primeiravoltasuperultramegafuckerfantástica" de todos os tempos? Sim, pois o saudoso Tio Senna passou quatro pilotos - Hill, Prost, Schumacher e Wendlinger (créditos ao google pela ortografia correta) e três títulos, enquanto Massinha entubou Raikkonen, Alonso, Ricciardo, Button e Grosjean e 4 títulos em muito menos de uma volta?

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    1. Talvez a vênus prateada ainda entenda que a primeira volta do Senna foi a mais mega power de todos os tempos porque ele pulou de quarto para primeiro.
      Tem um post meu mais aí embaixo onde questiono essa primeira volta do Senna.
      E semana que vem torçamos para Vettel quebrar o câmbio novamente.
      Abraço!

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