quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ai, ai

E tem gente que se ilude... Dias atrás fez vinte anos da - dizem por aí - melhor primeira volta da história do cosmos, do globo, da plenitude do ser, quando se fala de F-1. 
Foi no GP da Inglaterra em Donington Park de 1993 que Senna largou em quarto e no final da primeira volta já estava em primeiro. Oh!
Logicamente não dá para lhe tirar o mérito.
Antes de continuarmos, porém, vamos assitir esse petardo:



Já na largada Senna quase perde a quarta posição para Schumacher. O brasileiro tira de lado e deixa o alemão para trás. Menos um. Em seguida vai atrás de Karl Wendlinger e já o ultrapassa por fora na segunda curva. Esse, aliás, não representava grande perigo. Menos dois.
O pulo do gato vem em seguinda. Um pouco mais adiante Senna se adianta para cima de Damon Hill e o deixa para trás. Menos três.
Fica faltando Prost. Que também vira presa fácil. Daí para frente é aquela patriotada barata no legítimo padrão globo (minúsculo mesmo) de ser. Musiquinha e Galvão Bueno se contorcendo de tesão
OK. Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas, pergunto: é para tanto? Será que essa foi a única primeira volta mais fodástica da história? Será possível que em mais de sessenta anos de F-1 ninguém mais tenha tido bago para fazer algo parecido.
Teve sim.
E não adianta chiar porque vamos começar por ele mesmo: Fernando Alonso.
No vídeo que vocês podem ver acessando AQUI (não sei porque cargas d'água não consegui carregar o vídeo), o repórter pergunta para Eddie Jordan e David Coulthard qual a melhor largada da temporada (2011). Para Jordan foi uma do seu "old driver", Nick Heidefeld, que pulou de sexto para segundo. Para Coulthard foi Alonso, no GP da Itália, saindo de quarto para primeiro. Ocorre que Jordan lembra que Alonso também fez isso no seu GP caseiro, Barcelona. Isso lhe rendeu o prêmio BEST START dos caras. Não é pouco.
E o que dizer dessa do Raikkonen no GP da Bélgica do ano passado? Só não pulou para primeiro em cima de Hamilton por conta do acidente provocado por Grosjean na largada:



Vai ter mais um monte de primeiras voltas e largadas melhores que aquela de Senna em Donington Park, em 1993. É so procurar no VocêTubo.
O que não consigo entender é porque tudo que Senna fez tem que ser necessariamente melhor. Quer dizer que depois dele a F-1 não existe mais? Para a maioria creio que essa afirmação é verdadeira. Isso porque em minhas conversas com amigos, não amigos e parentes, a ladainha é a mesma: "depois que o Senna morreu parei de ver F-1"; "não tem mais graça"; "o carro anda sozinho"' e blábláblá. 
Quanta bobagem.
A esmagadora maioria das pessoas que assistam F-1 no tempo de Senna não entende lhufas de corrida. Vão na onda da pachecada, do "brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Esses só falam besteira. Nem perco meu tempo discutindo.
Já escrevi muito nesse bloguinho a esse respeito. Só rememorei esses fatos  por conta da data que se passou.
E não me venham com a história de que os vídeos que comparo com o de Senna não tem nada a ver com aquele porque não se tratam de primeira volta, mas sim de largadas.
Até chegar na linha de chegada a primeira volta é a extensão da largada.


2 comentários:

  1. Pois é, meu nobre galudo, mas em 1993 a tecnologia que os caras tinham era bem pior do que se tem hoje. Acredito que lá ele devia ter mais braço pra fazer isso. Hoje tem tantos recursos que facilitam a vida desse povo que o carro quase anda sozinho e ainda tem uns idiotas que fazem cagada com tudo isso na mão! É ou não é. E tenho dito. hehehehe

    Mixão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mixão! Que legal você por aqui.
      Pois olha, nesse ponto que você tocou eu tenho que concordar. Hoje em dia parece que as coisas estão mais fáceis para a pilotada.
      Na verdade fiz a comparação para mostrar que, sim, Senna foi bom, mas não a ponto de dizer que essa foi a melhor primeira volta de todos os tempos.
      Abraço e apareça sempre!

      Excluir