segunda-feira, 24 de novembro de 2014

E fim

E deu o que tinha que dar. Luis Amilton bicampeão da F-1. O primeiro campeão pela Mercedes como time após Juan Manuel Fangio. 
Diferentemente do que sempre acontece em Abu Dhabi, a corrida até que não foi tão chata. OK, poderia ter sido melhor se a briga entre Luis Amilton e Rosbife tivesse sido, hum, mais intensa. Rosberg largou na pole mas um problema no cabo da embreagem fez com que patinasse logo na largada perdendo o primo posto para o inglês (em tempo: tive um Palio 16v que dava o mesmo problema: a embreagem baixava e toda hora eu tinha que regular o cabo com um alicate. Suponho, no entanto, que para Rosberg não tivesse tempo para isso).
Daí ficou relativamente fácil para o, agora, bicampeão. Como ambos tem o mesmo carro, foi só Lewis administrar a vantagem que nunca baixou de 2s. Até a volta 24. Dali em diante a aflição começou a tomar conta de Rosberg. Disse ele pelo rádio que estava perdendo potência e que parecia que algo estava "freando o carro". A perda de potência foi facilmente encontrada: problema no ERS, antigo KERS. A sensação de carro freando era por conta do freio de mão puxado. Na largada Rosberg havia esquecido de desengrenar. 
Mas não adiantou nada baixar o freio de estacionamento: o carro já estava em petição de miséria, aumentando miseravelmente (sic) os tempos de volta. Tivesse mais duas voltas para o final, até as Sauber e as Caterham o teriam passado.
Resumo da ópera, Hamilton campeão, com 11 vitórias na temporada. Mereceu.
Rosberg foi vice com dignidade. A duas voltas do fim seu engenheiro lhe disse pelo rádio: "Rosberguinho, box, box, box now! Não adianta mais para você. Sifú. Você é o 14º. Só consegue o título se os 13 ai na tua frente sifú também". "Gostaria de ir até o final", disse o alemão. "OK. Ficaremos felizes se você terminar".
No final, Rosberg foi até a salinha pré-pódio e cumprimentou Lewis pela conquista. Um lorde.
Nasce um novo Jenson Button, como disse meu amigo Dinho.

Link permanente da imagem incorporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário