terça-feira, 22 de janeiro de 2013

É, o pior é o próprio...

É complicado a gente achar que brasileiro é um povo educado, legal e cordial vendo o que a gente vê todo dia.
Hoje aconteceu algo que reflete esse pensamento. 
Estava eu estacionando meu carro em uma rua do Centro aqui de Curitiba quando vi a guardinha do Estar (Estacionamento Regulamentado, para os incautos) multado uma Duster do outro lado da via. O motorista estacionou o carro em uma daquelas vagas destinadas a embarque e desembarque por 15 minutos (nada mais) e que exigem o pisca-alerta ligado. Bom, o carro não estava com o pisca ligado e 15 minutos passaram a ser meia-hora...
Atrás dessa Duster havia mais uma vaga. Um tio, lá encostou seu Fox. 
O compromisso que eu tinha não duraria mais que 5 minutos (durou menos de um, na verdade), mas eu estava preenchendo meu Estar para não me foder com uma multa. Se bem que essa multa é barata, custa quinzão, que é o preço de um bloco com 10 Estar (Estares?). Mas, enfim, só a dor de cabeça de ter que ir até a Rodoferroviária ou a uma Rua da Cidadania para regularizar a infração não compensa não colocar o tal do Estar. Afinal de contas é só R$ 1,50.
Voltando. O tio encostou seu Fox atrás e eu não vi se tinha ou não ligado o pisca-alerta, pois estava preenchendo meu Estar. Quando sai do carro ele também saiu. Comentei com ele para ligar o pisca-alerta, pois o Duster já tinha se fodido. Ele falou que tinha ligado. Olhei para trás e vi que sim, ele havia ligado.
Mas como os caras gostam de falar merda, o tiozinho me sai com essa:
- Essas mulherzinha do Estar são ligeiras. Deu bobeira elas multam!
Muito simpático e agradável que sou, arremetei:
- Bom, esse é o dever delas. Errado está o cara da Duster em deixar o carro parado em vaga especial. Certa está ela.
O tiozinho, simpático por sinal, responde:
- Pois é. O negócio é tentar dar um jeito de se safar...
É mole? Pelo visto esse tal "jeitinho brasileiro" da porra virou instituição nacional! Poxa, será que é tão difícil para os caras disporem de pouco mais de um real para deixar o carro em situação regular? 
Confesso que até pensei em deixar o carro sem Estar e ir "rapidinho" no local que deveria. Mas que vantagem eu teria? Vai que a tia do Estar vem e me multa por causa de 1 minuto? Não, não é vantagem alguma.
Está mais do que na hora de começarmos a agir daquela maneira: meu direito termina onde o do outro começa.
O nosso trânsito é uma escola do que não devemos fazer. Ande uma quadra e já vera nego fazendo cagada a três por quatro. Uma piada.
Como é uma piada aquela frase ignóbia de que "o melhor do Brasil é o brasileiro".
Sei...


Nenhum comentário:

Postar um comentário