sábado, 23 de fevereiro de 2013

Panca

O primeiro final de semana da NASCAR em 2013 começou oficialmente ontem, sexta, com a etapa da Truck Series. Johnny Sauter foi o vencedor.
Hoje foi a vez da etapa da Nationwide. O destaque ficou por conta da estréia de Nelson Piquet. O brasileiro terminou a corrida em décimo primeiro. Nada mal, levando-se em conta que à sua frente havia uma penca de "cobras". Dale Jr., Brad Keselowski, Sam Hornish Jr. e Tony Stewart. Esse, inclusive, foi o vencedor.
Porém, o que realmente chamou a atenção foi a panca na última volta da corrida da Nationwide. Uma coisa impressionante que eu nunca havia visto antes na NASCAR. Lembrou-me, guardadas as devidas proporções, o acidente que vitimou Dan Wheldon, na última etapa da Fórmula Indy, em 2011, em Las Vegas. Diferentemente daquele horrível acidente, no de hoje os pilotos não sofreram quaisquer ferimentos graves. Nem leves, acho eu.
O que diferenciou ambas colisões foi o estrago que se viu no alambrado. Por mais que o carro de Wheldon tenha voado por sobre a cerca de proteção, pelo que se viu depois a estrutura não sofreu maiores avarias. Já hoje, o que se viu foi algo que nunca antes havia acontecido na NASCAR. No momento que o carro de Kyle Larson atingiu o alambrado, o impacto foi tão violento que a estrutura cedeu, partindo o carro ao meio. O motor e parte da suspensão dianteira furaram a proteção e ficaram presos na cerca, muito próximos aos espectadores. De acordo com a ESPN americana foram 17 feridos, sendo dois em estado grave. A NASCAR protemeteu um pronunciamento oficial aida hoje.
O último acidente do tipo que ocorreu na categoria foi em 2009, em Talladega, com Carl Edwards. O piloto do carro 99 alçou vôo e foi raspando na cerca. Após a pancada, Edwards ainda teve a presença de espírito de sair do carro e atravessar correndo a pé a linha de chegada.
Aí embaixo as fotos do acidente de hoje. Os vídeos, de hoje e do acidente de Edwards, colocarei no post seguinte, para não poluir demais esse aqui.
Pelo jeito o pessoal da manutenção terá trabalho para deixar tudo em ordem para a corrida de amanhã.





[162305294AT00059_DRIVE4COPD]

Nenhum comentário:

Postar um comentário