quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Casa cheia, casa vazia

120.000. Esse é o número de almas que compareceram em Austin para a reestréia da F-1 nos Estados Unidos (a última corrida foi em 2006. Aquela dos seis carros).
120.000. Não é nada comparado a uma Daytona 500, quando chega a ter 400.000 pessoas confortavelmente acomodadas para assistir à The Great American Race. Mas 120.000 é um número que deve ser mais do que levado em consideração. E porque? Ora, simplesmente porque no mesmo dia, uma hora mais tarde, começou a etapa final da NASCAR em Homestead para definir quem seria o campeão de 2012. Que foi Brad Keselowski (veja post mais abaixo). E, todos sabem, nos Estados Unidos não dá para comparar NASCAR com o que quer seja sobre quatro rodas.
Dá para dizer, assim - e sem dúvidas, que o GP dos EUA de F-1 de 2012 foi um enorme sucesso.
65.000. Esse é o número de pessoas que estarão em Interlagos esse final de semana. Pouco menos da metade dos que foram à Austin. Detalhe: o GP Brasil de F-1 acontece há mais ou menos um zilhão de anos, seja no falecido Jacarepaguá, seja em Interlagos. Isso mostra o quanto o esporte a motor é desvalorizado no país. A Fórmula 1 nada mais é que um mega evento para os seus organizadores. E uma forma de fomentar o turismo na cidade de São Paulo. Acho que junto com Fashion Week e outras merdas do gênero, é a época do ano que mais reúne turistas.
O mesmo pode-se dizer do povo. Não me venham com essa de que brasileiro é vidrado por corridas. Ouço mais por educação, mas já cansei da mesma bobagem todo dia: "Ah, Fórmula 1 eu assistia quando tinha o Senna". Antes tempo eu até batia boca com o vivente, dando os motivos do porquê gostar de automobilismo. Pô, trata-se de se interessar pela corrida em si, e não por um piloto. Mas o cabra insistia em achar que F-1 só tinha vida na época do Senna. Hoje ouço, deixo que o cidadão vomite suas teses malucas e dou no pé.
Vou à Interlagos desde 2005 (primeiro título do Alonso...), salvo dois anos que furei. E o que vejo é que a maioria das pessoas está pouco se lixando para a corrida. Quer mais saber de festa, bebedeira. 
E, definitvamente, não é esse o tipo de torcedor que irá lotar arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário