sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Análise de Estilo

Lembram da seção Análise de Estilo da revista Motor 3, feita por Adhemar Ghiraldelli? Não? Bah, então eu estou velho mesmo... Essa revista circulou nos anos 80, de 1980 a 1987. Salvo algumas poucas, devo ter quase todas. Papel de ótima qualidade, conteúdo, belas fotos. Esperava ansiosamente pela edição do mês seguinte. O primeiro exemplar que comprei foi o do lançamento do FIAT Uno. Isso foi em 1984! Eu tinha 10 anos. É graças à Motor 3 que eu sou assim, meio burro por carro. Aí embaixo uma das capas:



Mas tomei esse título emprestado para fazer o meu cometário sobre um carrinho que foi remodelado recentemente, o ECOSPORT. Remodelado não. É outro carro! E ficou bacaninha, né? Sim, ficou, mas a FORD poderia ter aproveitado a ocasião para corrigir alguns erros do modelo antigo.
O primeiro é aquele estepe horroroso na traseira. Que coisa mais medonha. 
Em verdade o nosso ECOSPORT é uma cópia em escala menor (exceto a frente) do Ford ESCAPE vendido nos Estados Unidos. A traseira de ambos é parecidíssima. Só que lá, diferentemente daqui, não tem aquele adendo pouco discreto na traseira. 
Aluguei um ESCAPE em setembro e, vou te dizer, dá para fazer um trocadilho com o nome FORD ECOSPORT para Fordéco Esporte. Aqui temos que engolir esses projetos feitos para terceiro mundo e ficar quietos. Aí embaixo uma foto da traseira do ECOSPORT e do ESCAPE:

 

E aí, qual é mais bonito? Para mim, o de baixo.
Outro erro do antigo ECO (vou abreviar) que se repetiu nesse, é a qualidade dos materiais empregados no painel. Painel que, diga-se, ficou bonito. Mas muito duro. Em comparação com o ESCAPE a qualidade de materiais deixa muito a desejar. E nem precisa ir muito longe: o próprio FOCUS tem um acabamento de fazer o ECO corar de vergonha.
Aí embaixo uma foto dos interiores do ECO e do ESCAPE, respectivamente:


Parecidos, não? Problema são os materiais empregados no modelo brasileiro.
Outro problema do ECO, a meu ver, é aquela abertura da porta do porta-malas feita de lado e não para cima. Isso, contudo, é mais um problema de projeto do que outra coisa. Essa abertura da tampa traseira feita de lado é consequência da instação do estepe.
No geral, entretanto, gostei do carro. A frente não ficou tão bonita quando à do ESCAPE, mas, pelo menos, não briga com a traseira do carro. 
Tirando alguns detalhes que já incomodavam no ECO anterior, e que persistem nesse, é uma compra a se pensar. Só aguardemos a chegada do novo Tracker da GM. Pelo que vi no site da GM mexicana, o jipinho chega se não para desbancar o ECO, pelo menos para lhe dar muito trabalho.

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