quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vettel fora

É o que eu já disse aqui em algum post esquecido no passado: Vettel é bom quando pilota o melhor carro. E ponto! Não tem mais o que dizer em relação a isso. Se voltarmos para o início do campeonato de F-1 desse ano, veremos que na primeira metade do campeonato Vettel não fez nada de espetacular. Muito pelo contrário! No final da primeira metade Mark Webber é quem era o vice na tabela de pontos. Alonso era, na ocasião, o líder.
Vettel teve um ou dois abandonos, não conseguiu pódios seguidos, errou. É certo que depois das férias de agosto, o alemão conseguiu uma recuperação incrível. Só que, em grande parte, mais de 70%, por conta do carro. Se fosse depender somente do braço, Alonso teria sido campeão.
E, talvez, com Hamilton, na vice-liderança. Nunca fui muito fã do inglês, mas aprendi a admirar seu estilo de pilotagem e respeitar sua garra. 
Esse textinho aí de cima serve intróito para a citação de Nick Fry, Diretor da Mercedes. Para ele “Lewis e Fernando são os dois melhores pilotos. Faço a ressalva de que Vettel pode muito bem estar neste grupo, mas ele sempre teve o melhor carro e, para mim, ele tem que provar isso".
E continua: “Neste ano, quando a Ferrari não foi o melhor carro em nenhum momento, Fernando fez um trabalho excepcional. E eu acho que Lewis está nessa categoria de ser um piloto que não tem o melhor carro, mas ainda pode vencer corridas. A maioria dos outros pilotos na F1 só vai ganhar uma corrida se você der o melhor carro a eles”.
Fry está corretíssimo. Vetel, o bebê chorão, só tem conseguido se destacar por conta do carro que pilota. E não me venham com aquela hitória de que em 2008 ele venceu com a Toro Rosso, uma Minardi dos novos tempos. Isso porque aquela corrida (GP da Itália de 2008) foi atípica, com chuva, mudança climática e outros quetais.
Também não me venham querer comparar Vettel com Schumacher. Schumacher chegou em uma Ferrari cambaleante, com um carro mais que perdedor e, mesmo assim, conseguiu o desenvolvimento necessário que lhe garantiu sete títulos seguidos. Vettel aportou na Red Bull que tinha um Adrian Newey como projetista chefe. Daí foi só aparar as arestas, acelerar e ganhar.
Ainda falta muito para Vettel chegar no nível de um Alonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário