domingo, 12 de maio de 2013

Ordem na casa

Uma coisa é certa: não fosse a cagada na Malásia, de ter continuado com o bico do carro quebrado, e a asa travada no Bahrein, não tenham dúvidas de que quem estaria liderando o campeonato hoje seria Alonso.
A Ferrari nasceu bem. Diferentemente dos anos passados, o carro vermelho definitivamente nasceu sem muitos 'senões'.
Alonso mostrou mais uma vez porque é o melhor do mundo. E não tem história, não. Não me venham dizer que Vettel é melhor, porque não é. Como já estou cansado de dizer e vocês de ler, cabe ao alemão provar que consegue ser líder e vencer com um carro meia boca. A Ferrari hoje ainda é pior que a Red Bull, mas Vettel consegue fazer o favor de se foder todo na corrida quando alguém ameaça sua hegemonia. Na corrida de hoje o cara não apareceu muito. Fez lá uma figuração mais ou menos.
Já Alonso ditou as coisas na tarde em Barcelona. O que dizer da ultrapassagem dupla em cima de Hamilton e Raikkonen já na primeira volta? O mais engraçado foi ver aquele corno do Galvão Bueno ignorar solemente a bela manobra. Estava se gozando todo nas calças com a ultrapassagem do Massa lá atrás. Lógico que não vamos tirar o mérito do brasileiro (de nono para sexto na primeira volta). Mas daí a dizer que "deixa Alonso prá lá. Olha o Massa que já está em sexto" é duma pachequice filha da puta sem tamanho!
Massa foi bem. Sua melhor corrida do ano, o que lhe rendeu um pódio. Não me conveceu muito não. Acho que foi mais um brilhareco momentâneo. Vou começar a acreditar no Massa quando ele frequentar o pódio mais amiúde. Por hoje, parabéns. Fez uma baita corrida. Cerebral, soube economizar pneus e com a ajuda de seu engenheiro traçou um estratégia que o deixou longe de problemas.
E a McLaren, hein? Que carrinho ruim, óme! Tá feia a coisa lá pelos lados de Button e Perez. Hoje ainda os dois conseguiram estar na zona de pontuação; oitavo para Bunitton e nono para Chapolin Perez. Mas não dá par aesperar muito mais que isso.
Drama também a palavra da vez na Mercedes. OK, os caras se classificam bem prá carai, vide Rosberg na pole e Hamilton completando a primeira fila. Mas, e na corrida, que é o que importa? Nada. Necas de pitibiriba. Um fiasco só. O W04 é uma máquina de moer pneus. Pode ser veloz e tudo mais, mas comendo pneus do jeito que está sua sina será sempre se perder no meio do pelotão. Eu torço para que os caras se encontrem. Gosto do Rosberg.
Enfim, com a Red Bull com um carro que efetivamente não chega nem perto dos anos anteriores, com uma McLaren caindo vertiginosamente pelas ladeiras, com uma Mercedes que se classifica bem, mas se perde toda em ritmo de corrida, com uma Lotus que depende exclusivamente de um (ótimo) piloto para se manter na frente, acho que já temos um favorito ao título.
Enquanto isso...
....patética essa Rede Globo. Tirar Reginaldo Leme, o cara que consegue consertar as cagadas do Galvão, e colocar Barrichello e Burti para comentar, mostra o quão preocupada a emissora está em trazer informação de qualidade;
...Ricciardo vai se mostrando a melhor opção da Red Bull para o lugar de Webber;
...A Caterham precisa promover Kovalainen urgentemente ao posto de piloto titular;
...dia 25 de maio tem Mônaco e 500 milhas de Indianápolis. Ótima maneira de comemorar meu aniversário!



2 comentários:

  1. Estevão, não fosse seu fanatismo pelo Alonso, eu até concordaria com vc. De fato a corrida dele foi impecável. Ganhou com mérito. Discordo quanto ao fato dele ser o melhor do mundo. Quando estavam brigando pelo campeonato, Vettel foi melhor e sagrou-se campeão. O problema do Alonso é sua empáfia. Precisava ser mais humilde em vários momentos anteriores para conquistar minha simpatia. Quanto ao carro da Ferrari ser pior que o da Red Bull, não posso concordar também. A corrida de Barcelona foi cristalina no sentido de que a Ferrari acertou a mão esse ano e que o carro atualmente é melhor que o da Red Bull sim. Porém acho que o carro azul é mais equilibrado, portanto deve ficar à frente no próximo GP. Creio que Alonso brigue pelas posições de ponta, por ser um ótimo piloto. Mas tem a parte do equipamento que influencia muito no próximo GP. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Taí um comentário de um leitor que manja.
    O fato ou não de Alonso ser simpático, não lhe tira o mérito de ilotar barbaridade.
    No final do ano passado Alonso perdeu o título porque, sim, Vettel tinha o melhor carro, mas não era o melhor piloto. Fernandinho conseguiu chegar até a última corrida brigando pelo caneco porque conseguiu construir uma pontuação bastante sólida na primeira metade. Isso com o terceiro melhor carro do grid (o segundo considero a McLaren (ano passado...)).
    Vettel é muito inconstante. Quando o carro lhe dá condições de vencer, o cara parece um leão. Quando não, não passa de um angorá.
    Já para esse ano, tenho que admitir que a Ferrari fez um baita carro. Mas, mesmo assim, levando-se em conta equilíbrio, o RB9 ainda é o monoposto a ser batido.
    Abraço Marcell!

    ResponderExcluir