quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais que um carro

Fazia tempo que eu não tinha carro da FORD. Desde minha adolescência, para ser mais exato. Meu pai teve Corcel, Belina e Del Rey. Quando tive a oportunidade de comprar meu primeiro carro foi na base do consórcio. E o consórcio que eu podia pagar era de um FIAT Uno. Na verdade, nunca tive muitos carros. Dentre eles, dois franceses, um Renault e um Citroën. Então, voltei prá FIAT. Mas me enchi o saco com o pós-venda e com os problemas do carro e, daí, parti para a FORD. Eu e minha esposa. Trocamos nossos outros dois carros por dois FORD. 
E vou dizer, tô gostando demais! Não sei porque, mas quando rodo com o meu me dá um déjà vu do tempo que meu pai tinha o Del Rey. Nunca tinha tido isso por outro carro. Talvez só com o Mégane, que foi com o qual fiz minha viagem para o Uruguai. Não que eu não gostasse dos meus outros carros. Cada um tem uma lembrança especial, mas com o meu FORD atual tenho memórias de infância.
E, eis que fuçando pelos sites mundiais do Blue Oval, descobri um tal de The Ford Collection. Tudo e mais um pouco da marca americana para gastarmos com o que não precisamos (lembram de um post aí de baixo?). Não precisamos, mas queremos.
Acho muito bacana essas manifestações das marcas para manter viva a fidelidade dos clientes. Coisa que em marcas coreanas - e até japonesas - não se vê. "Vamos fazer um carro bonitinho e que venda", devem pensar os CEO's coreanos. Falta-lhes história. Pode ser que eu esteja enganado, mas é essa a impressão que tenho.
Diferente de marcas alemãs, italianas, francesas e americanas. Todas elas, a seu modo, procuram preservar sua história. Quem nunca ouviu falar de Ingolstadt, onde fica o museu da AUDI? Ou o da Mercedes-Benz, em Stutgart? Na França, a Citroën mantém uma loja bem diferente na Champ Elysées. E o que dizer dos museus da FORD e GM em Detroit, a capital mundial do automóvel? 
É isso que eu quero dizer. Comprar carro não é só adquirir um meio de locomoção. Para mim é mais que isso. Um carro faz parte da nossa história. Em todos os momentos de nossas vidas vai estar lá um Fusca, uma Belina, um Chevette, compartilhando nossas alegrias. E algumas tristezas também. 
Afinal de contas, quem nunca sofreu com um platinado que teima em não funcionar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário