sexta-feira, 13 de julho de 2012

Radio Chaos (Dia do Rock)

Aí embaixo coloquei que o metal, pop e progressivo seriam os pilares básicos do Rock. Daí fiquei pensando. E o punk? Não sei se entra como um sub-gênero ou uma espécie em si. Fiquemos com a segunda opção.
O punk tem como marco inicial o disco "Never Mind the Bollocks, Here's The Sex Pistols", da banda com o mesmo nome. A marcha punk começou em 1977, na Inglaterra, com o Sex Pistols traduzindo em música a frustação da classe operária britânica com o poder real. O movimento abriu caminho para diversas outras bandas, tanto na Inglaterra como fora dela. The Clash e Ramones são os mais proeminentes representantes de um estilo que tem a contestação como arma. 
O Sex Pistols não durou muito tempo. Em outubro de 1978, Sid Vicious, baixista da banda, mata a namorada, Nancy Spungen, com uma facada no peito, em um hotel de New York. Sid nunca foi julgado pelo assassinato e, meses depois, morreu de overdose. Com a morte de seu integrante mais controverso, morreu também o Sex Pistols.
Enquanto escrevia, via que este post seria o mais difícil até agora para representar musicalmente. Escolher uma música entre Pistols, Clash e Ramones acaba sendo bem complicado. Os três são mais que ótimos.
Mas como tem que ter um, que seja o Clash.


Nenhum comentário:

Postar um comentário