sexta-feira, 13 de julho de 2012

Radio Chaos (Dia do Rock)

E prá terminar nossa humilde escalada pelo Rock'n Roll, heavy metal.
Pode-se dizer que o heavy metal tomou forma mundial na Inglaterra (já notaram que tudo que é música boa vem da Inglaterra?), com um negócio chamado New Wave Of British Heavy Metal, no final dos anos 70. Mas o começo do metal se deu no final dos anos 60, com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Já na metade dos anos da brilhantina, Judas Priest passou a popularizar o gênero. Que foi, como disse aí em cima, catapultado para o mundo com o NHOBHM. Essa é a fase de Motörhead e Iron Maiden.
A Nova Onda do Metal Britânico foi, inclusive, a responsável pela existência da maior banda de metal de todos os tempos, o Metallica. Lars Ulrich, o baterista da banda, é dinamarquês e na adolescência passou a absorver tudo que podia com o NHOBHM. 
Quase todos os discos do Metallica foram sucesso de público e crítica. Apenas o St. Anger deu uma patinada feia. Mas dá prá dar um desconto. Afinal de contas foi gravado no momento mais turbulento do Metallica, com brigas entre os membros e a internação de James Hetfield para se recuperar do seu vício em álcool.
O resto, meus amigos, é história. E de sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário