terça-feira, 15 de maio de 2012

Paris, 1976

Dica do meu amigo Diogo Lobo-Mau, dono de uma boutique de carnes nobres instalada na casa de sua mãe.
Trata-se do vídeo “C’était un rendez-vous", de autoria de Claude Lelouch, cineasta. O cara teve a idéia de fazer esse vídeo na noite anterior. Ou seja, nada de superprodução, contraregra, câmeras, maquinário. Só o piloto e Paris em 1976, às 05h30min.
Quando Claude Lelouch lançou o filme, foi preso. Porque será?
Essa película aí virou cult e muitos mitos sobre ele se criaram ao longo dos anos, como explica o jornalista Flávio Gomes:
"Em 2006, quando dos 30 anos de sua realização, Lelouch deu essa entrevista aqui desvendando alguns mistérios. O primeiro deles, sobre o carro. Especulou-se durante décadas que era uma Ferrari 276GTB, por causa do ronco e das trocas de marcha. Na verdade, Lelouch diz que era uma Mercedes 450SEL, que pertencia a ele. Outro mito é o de que o cara ao volante era um piloto de F-1 da época: Ickx, Beltoise, Laffite…
Nada disso. Era mesmo Lelouch dirigindo, com mais dois assistentes apavorados dentro do carro. O ronco se explica na sonorização posterior, quando finalizou o filme. O diretor colocou o som de uma Ferrari para dar uma sensação de esportividade e velocidade. Segundo ele, a Mercedes tinha uma suspensão hidropneumática que era ideal para evitar que a câmera vibrasse muito.
Não há enormes mistérios, pois. Não era Ferrari, era Mercedes; não era um piloto de F-1, era ele mesmo.
A não ser que Lelouch esteja mentindo há 35 anos. E eu não duvido…"




Nenhum comentário:

Postar um comentário