quarta-feira, 16 de maio de 2012

A perigo

Pelo andar da carruagem, é bem possível que em 2013 não tenhamos mais pilotos brasileiros na F-1. Aliás, é bem possível que neste ano mesmo a esquadra brasileira debande das pistas do campeonato automobilístico mais importante do planeta.
Felipe Massa vem fazendo uma temporada difícil. Está na 17º posição na tabela com míseros dois pontinhos. Em contrapartida, Alonso está dividindo a primeira posição com o alemãozinho chorão, ambos com 61 pontos.
A pressão por resultados começa a vir da própria Ferrari. Em seu site oficial o time de Maranello analisou a queda de rendimento de Felipe Massa e pediu reação imediata já a partir do Grande Prêmio de Mônaco, dia 27 de maio.
A escuderia também fez uma comparação do desempenho de Massa com Alonso, desde quando o espanhol estreou na equipe, e mostrou que esse é o pior início de temporada do brasileiro. Diz a notícia que "quando se faz uma análise do desempenho da Scuderia e seus dois pilotos, Fernando sempre manteve um nível muito alto (67 pontos e o segundo lugar em 2010, 51 e quinto lugar no ano passado), enquanto a queda de rediemnto de Felipe fez-se sentir. O brasileiro tinha 49 pontos há dois anos e 24 no ano seguinte, enquanto até agora nesta temporada, ele tem apenas 2".
Essa queda de rendimento prejudica não só Felipe, mas também a equipe que pena na luta pelo campeonato de construtores. Hoje a Ferrari está apenas em quarto lugar, atrás de Red Bull (109), McLaren (98) e Lotus paraguaia (84). A equipe vermelha conta com 63 pontos. Diante desse quadro nada favorável, já se cogita por aí em substituição do brasileiro ainda esse ano. Os mais cotados são Sérgio Perez, Nico Hulkenberg, Paul Di Resta e Jerome D´ambrosio.  
Eu tenho cá minha reservas. Felipe é piloto da Ferrari desde 2006 e a cúpula o respeita bastante. Ademais, o diretor chefe da escuderia, Stefano Domenicalli, sempre demonstrou apoio ao brasileiro. Até mesmo Fernando Alonso, sempre tido como vilão de todos os dissabores enfrentados pelos pilotos tupiniquins, declarou que Massa tem talento e vai se recuperar. "Ele não precisa provar nada para ninguém", declarou o espanhol.


Também complicada é a situação de Bruno Senna na Williams. 
O ex-piloto de F-1, Mika Salo, declarou que as chances de Bruno Senna perder sua vaga ainda este ano são grandes. Segundo ele, Valteri Bottas, o piloto de testes da equipe de Grove deve assumir a vaga do brasileiro. "Bottas é extremamente respeitado pela equipe. Frank Williams elogia muito Valtteri e diz que ele deveria estar nas corridas. Perguntei-o quando e ele falou que não iria demorar. Li nas entrelinhas que Bottas correrá nesta temporada”, afirmou Salo.
O que estaria pesando nessa decisão é a enorme quantia de dinheiro que Bruno Senna despeja na equipe, combalida e que hoje não é nem uma fagulha do que foi na época de Piquet, Mansell, Damon Hill e Jacques Villeneuve. Acontece que Bottas também tem um patrocínio forte vindo da Finlândia.
E, somado o dinheiro que o finlandês possa investir, o fato de ele ter preferência para os treinos de sexta em 15 dos 20 Gp's deste ano e a campanha pouco alvissareira do brasileiro esse ano, não é difícil imaginar que a situação de Senna é, sim, bastante desconfortável dentro da equipe.

 Bottas é esse aí do lado do Senna


Nenhum comentário:

Postar um comentário