segunda-feira, 2 de abril de 2012

Conheça seu carro

Do lado esquedo do volante, para quem de frente o vê, existe uma alavanquinha. Dependendo do carro, pode ser de formato cilíndrico, esférico, feérico e o escambau. Algumas alavanquinhas armazenam comandos do computador e bordo (Focus), comutadores de iluminação (Punto) e limpadores do pára brisas (Fusion). Ah, se você puxar a alavanquinha em sua direção, é provável que haja um lampejo de luz alta.
Entretanto, a maior utilidade que essa alavanquinha tem é sinalizar para onde o indivíduo que está dirigindo a barca quer virar. Prestem atenção: para baixo, significa que você vai virar à esquerda. Para cima, à direta. Incrivelmente simples, não? 
Pois então, para grande parte dos motoristas curitibanos a tarefa não se mostra tão simples. Como já disse alguém, brasileiro não aprende a dirigir. Brasileiro aprende a tirar carteira de motorista. Faz aquele arrozinho-com-feijão magro na Auto Escola e de posse de seu possante sai às ruas comentendo as maiores barbaridades imagináveis. 
É incrível o número de motoristas que simplesmente ignoram esse acessório em seu veículo. Podem reparar: de cada 845 motoristas que estão dirigindo pela via rápida, um dá sinal quando tem que mudar de faixa.  A maioria dos energúmenos atrás do volante mudam de pista sem sinalizar. 
O que me leva à seguinte conclusão: as pessoas não estão mais conseguindo realizar mais de duas tarefas diferentes ao volante. Acelerar, engrenar, trocar de marcha, frear, reduzir a marcha não são atividades compativeis com o acionamento da seta de direção. 
Afinal de contas o braço esquerdo tem que estar livre para tomar um solzinho na moldura da janela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário