quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nostalgia

Se tem uma coisa que dá prá aproveitar na Gazeta do Povo é a coluna "Nostalgia" do Cid Destefani. De resto, é aquele padrão vênus prateada de jornalismo (falando em padrão Globo de jornalismo, vocês não se irritam com os trejeitos dos repórteres? Todos, sem exceção, homem ou mulher, seguram o microfone sem usar o dedão e falam dando soquinhos ao final de cada frase. Puta merda, que coisa irritante!).
Acho muito legal ficar lendo essas colunas da Curitiba de outrora. Não peguei a época de ouro da cidade, onde surgiram as figuras folclóricas, os escritores famosos, os nomes dos bairros e os apelidos dos pontos de encontro. Mas tenho uma boa lembrança de quando era criança.
Como morava em Colombo e estudava no Positivo do Champagnat, tinha que sair de casa para pegar o busão de 6h15min. Chegava na rodoviária "velha" e subia até a praça Tiradentes para pegar ou o São Braz, ou o Savóia, para chegar a tempo no colégio.
No caminho vinha observando aqueles prédios antigos da Rua XV. A Confeitaria das Famílias, a Riachuelo, o Banco Banestado, as Livrarias Ghignone. Nunca pensava em nada muito excepcional, afinal nessa época tinha entre 10 e 12 anos. Mas foi o cenário que, durante três anos, encarava todo santo dia e que acabou sendo arquivado em algum canto do meu cérebro.
Os textos do Cid são deliciosos e me lembram muito essa minha época passada. Hoje, um pouco maior, já tenho condições de assimilá-los com a vida no passado de Curitiba e região. Quem nunca se imaginou morando em uma época em que os homens andavam nas ruas de terno? Ou em que as crianças iam para a escola com uniforme composto por camisa, gravatinha, calção, meia, sapato e cinto pretos?
Uma coisa é certa, do jeito que o troço anda, com todo mundo só pensando em fazer prédio em qualquer esquina vazia, a única lembrança que teremos de antigamente serão esses escritos do Sr. Destefani.

A cobertura do leito da Rua XV com pedras eliminou o trânsito de automóveis, em 1972 (Arquivo CD)






Nenhum comentário:

Postar um comentário